Cidadeverde.com

Começa hoje seleção de profissionais para trabalhar nas UTIs Covid de Teresina

A Fundação Municipal de Saúde recebeu ontem no final da tarde 40 respiradores para atender os novos leitos de UTI Covid abertos no HUT. Os leitos existem; os equipamentos, também. O problema agora é a falta de profissionais capacitados para atuar em UTI Covid. Esse tipo de leito precisa de uma equipe multiprofissional, especializada e capacitada para atendimento das vítimas do coronavírus.

Hoje, foi aberto cadastro para médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeutas. Mas não basta ter formação nessas áreas. O cadastro exige que os profissionais tenham experiência no tratamento da Covid. Os interessados devem enviar currículo com contato telefônico para o e-mail [email protected]

A Prefeitura está tentando fazer um remanejamento de profissionais da saúde que atuam nos ambulatórios do município, já que este tipo de atendimento está suspenso temporariamente. Só que a maioria esbarra na falta de experiência do enfrentamento à Covid.

A contratação imediata foi definida ontem durante reunião do Comitê Gestor da Crise, presidido pelo Dr. Gilberto Albuquerque. Entrevistado ontem no Jornal Cidade Verde, o presidente da FMS foi indagado se há recursos disponíveis para o pagamento desses profissionais. Garantiu que sim. E disse mais: “ A Prefeitura de Teresina está gastando hoje 51% da sua receita com saúde.”