Cidadeverde.com

Robert Freitas é mais uma vítima da Covid-19

O Ex-deputado estadual e ex-prefeito de José de Fretias, Robert Freitas, foi mais uma vítima da Covid-19. Ele morreu hoje cedo, após complicações da doença. Robert já havia, inclusive, tomado a primeira dose da vacina. Há pouco tempo, o filho dele morreu em um acidente automobolístico na estrada que liga Teresina a José de Fretias. Robert Fretias era médico ortopedista e foi presidente da Assembleia Legislativa.

O Domingo da Ressurreição foi de tristeza para os profissionais e gestores da saúde. Em Teresina, o número de pacientes à espera por um leito de UTI chegou a 140. No final de semana, de acordo com dados da Sesapi; Ufpi-Fiocruz, o Estado do Piauí atingiu a média de 99,5% de ocupação dos leitos de UTI para Covid-19. É uma marca impressionante e assustadora. Os dados do Hospital Infantil Lucídio Portella e da Maternidade Evangelina Rosa não estão incluídos porque são destinados a um público específico.

Os números mostram que a pandemia está praticamente fora de controle. Quem adoecer e precisar ser internado em um leito de UTI vai ter que entrar em uma fila que pode ser fatal. Em momentos críticos como esse só o distanciamento social somado à vacinação em massa e o uso obrigatório de máscaras pode conter a aceleração desordenada do vírus.

Mas, a despeito dos decretos que estabelecem a suspensão das atividades e a antecipação dos feriados, muita gente parece brincar com o perigo, desafiando a medicina e pondo em risco a própria vida e a dos outros.

Nos últimos dez dias, a circulação de pessoas diminuiu um pouco, mas ainda não o suficiente para segurar o crescimento da curva de novos casos e mortes. Foram 969 casos apenas entre sábado e domingo.