Cidadeverde.com

Pesquisa mostra que atividade física alivia sintomas da Covid

Mais um motivo para incentivar a prática de atividade física regular. Pessoas que se exercitam de forma constante costumam apresentar sintomas mais leves da Covid-19. O que era antes apenas uma suspeita dos médicos, agora ficou confirmado pelo estudo realizado pela organização sem fins lucrativos Kaiser Permanente e publicado no British Journal of Sports Medicine. A pesquisa foi feita com cerca de 50 mil voluntários norte-americanos entre janeiro e outubro de 2020.

As pessoas que realizavam pelo menos 150 minutos por semana de atividade física moderada ou vigorosa tiveram índices muito menores de hospitalização, internação em UTI e morte por Covid-19. A pesquisa revelou ainda que o sedentarismo é terceiro fator de risco mais grave para desenvolver formas severas da Covid, ficando atrás apenas da idade e de transplante de órgãos.

Pessoas que não praticam atividade física que são infectadas pelo coronavírus apresentam mais que o dobro de chances de serem hospitalizadas do que as ativas e 73% mais probabilidade de precisar de reanimação. Além de serem 2,5 vezes mais suscetíveis a morrer.