Cidadeverde.com

Brasil recebe mais 3 mil litros de IFA para produção da vacina Coronavac

O Brasil recebeu hoje mais 3 mil litros do IFA – Ingrediente Farmacêutico Ativo – para fabricação e envase de 5 milhões de doses da Coronavac, a vacina contra Covid produzida na China e desenvolvida aqui em parceria com o Instituto Butantan. A princípio, o Butantan estava esperando 6 mil litros do IFA até o dia 8 de abril. Com o atraso, o Instituto vai demorar um pouco mais para entregar as doses encomendadas pelo Ministério Saúde, já que o processo de envase leva duas semanas até ficar pronto.

A previsão é que até o dia 10 de maio sejam entregues 46 milhões de doses ao Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. O país precisa de mais vacinas para acelerar o processo de imunização que, até o momento, só beneficiou 12% da população.

Em reunião na última sexta-feira com representantes da ONU, o governador Wellington Dias, que coordena o tema da vacina no Fórum de Governadores do Brasil, obteve a promessa de adiantamento de 4 milhões das 8 milhões de doses previstas para o Brasil pelo consórcio Covax-Facility.

A imunização em massa é a única forma da volta completa das atividades econômicas, sem as restrições que são impostas hoje em razão do índice ainda alto de transmissibilidade do vírus.