Cidadeverde.com

Aumenta a fila de espera por leitos de UTI no Estado

A fila de pacientes à espera de um leito de UTI Covid voltou a crescer no Piauí, depois de um breve recuo observado em consequência do feriadão prolongado de dez dias durante o período da Semana Santa. Hoje, 23 de abril, o gráfico da Secretaria de Saúde do Estado aponta para uma fila de 64 pacientes aguardando por uma vaga na UTI. A fila de espera por leitos clínicos também voltou a crescer, mas em menor ritmo.

O professor Emídio Matos, pesquisador da UFPI, compara a situação que estamos vivendo a uma torneira quebrada que não para de fazer água. Segundo ele, ou barramos o ciclo de transmissão ou não tem balde que consiga dar conta de aparar tanta água. Ou seja: não basta abrir mais leitos se o número de novos casos não para de aumentar.

Ele reforça o argumento dos médicos infectologistas e intensivistas de que até que tenhamos um percentual elevado da população vacinado só o distanciamento social pode conter o avanço do novo coronavírus e das suas variantes. E cita o exemplo da cidade paulista de Araraquara que, dois meses após um severo lockdown, viu o número de casos da doença despencar 65%.

Em Parnaíba, na região norte do Estado, a taxa de ocupação dos leitos de UTI Covid chegou a 100% nesta sexta-feira. Um sinal extremamente perigoso para mostrar que a pandemia ainda está longe de chegar ao fim.

Foto: Sesapi