Cidadeverde.com

Campanha eleitoral antecipada

O Ministro da Educação Milton Ribeiro fará a entrega simbólica de 32 ônibus escolares ao governo do Estado hoje pela manhã no Parque Potycabana. É a metade dos 64 veículos que foram adquiridos com recursos do Orçamento Geral da União, a partir da bancada federal. A União entrou com R$ 13 milhões e o Estado participou com a contrapartida de R$ 63.604.

É impressionante como no momento em que o Brasil beira atingir o número de 400 mil mortes pela Covid-19 – muitas delas que poderiam ter sido evitadas se houvesse vacinação em larga escala e um plano de controle nacional eficaz contra a doença – o governo federal esteja preocupado com sua reeleição. Só o projeto eleitoral pode justificar a vinda de um ministro de Estado – com todo o custo que uma viagem como essa acarreta – para a entrega de 64 ônibus escolares.

O Piauí possui 224 municípios. Com 64 ônibus, atinge-se menos de um terço dos municípios piauienses. É uma entrega pífia diante das imensas necessidades enfrentadas na área de educação, para não falar na saúde.

As vacinas estão chegando a conta gotas. Só agora iremos iniciar a vacinação das pessoas com 64 anos, faltam medicamentos indispensáveis à intubação de pacientes que se encontram internados em uma UTI. Em boa parte dos municípios, os alunos não conseguem acompanhar as aulas remotas porque não dispõem de computadores e internet. Mas teremos solenidade festiva com um ministro que vem entregar metade de 64 ônibus para todo o Estado.