Cidadeverde.com

Paciente indiano desembarcado com Covid é isolado no Maranhão

O Governo do Maranhão foi notificado este final de semana pela ANVISA da chegada de um paciente com Covid 19, vindo da Índia, em um navio que atracou em São Luís. O paciente, um homem de 54 anos, é indiano e um dos tripulantes da embarcação. Ele foi levado de helicóptero a um hospital da rede privada em São Luís.

O navio segue em quarentena e todos os passageiros e tripulantes se submeteram ao teste PCR para identificar a possível presença do vírus. O cuidado é redobrado por causa da nova variante oriunda da Índia – a B.1.617 - com uma capacidade de transmissão bem mais agressiva. A Índia é hoje o epicentro da pandemia.

Até o momento, ainda não foi identificada a cepa do vírus presente no corpo do paciente que desembarcou em São Luís. As autoridades médicas e sanitárias do Maranhão foram postas em alerta. O mesmo deve acontecer com o Piauí, em razão da vizinhança entre os dois estados.

A Organização Mundial de Saúde considera que a nova cepa indiana é uma variante de preocupação. O governo brasileiro já publicou um decreto no Diário Oficial proibindo a chegada de voos oriundos da Índia. Todo cuidado é pouco.