Cidadeverde.com

Rede de Controle lança Programa Nacional de Prevenção à Corrupção

Na próxima quinta-feira, será lançado um programa nacional com o objetivo de combater um dos maiores e mais antigos problemas do Brasil: a corrupção. O desvio de dinheiro público impede que o país possa crescer e investir em setores essenciais, como obras de infraestrutura, saúde, educação, cultura e lazer. O Programa Nacional de Prevenção à Corrupção pretende orientar os gestores de forma que eles possam administrar dentro de padrões aceitos de integridade.

A proposta faz parte da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro, com coordenação e execução pelas Redes de Controle nos Estados, que reúne vários órgãos de fiscalização. A proposta ousada, até utópica, é reduzir os níveis de fraude e corrupção no Brasil a patamares similares aos de países desenvolvidos.

Os gestores terão acesso a uma plataforma de autosserviço on-line, onde eles poderão avaliar a sua administração, detectando previamente os pontos mais suscetíveis a fraudes e desvio de recursos. Feito o diagnóstico, será possível acessar um plano de ação específico que irá apresentar sugestões adequadas às suas necessidades. Uma espécie de consultoria especializada oferecida gratuitamente por profissionais treinados e qualificados.

A ideia é muito boa, mas ela depende da vontade do gestor em querer realizar uma administração séria e honesta. Infelizmente, esta não é a regra, embora devesse ser. Mas a verdade é que há  aqueles que já se elegem pensando no enriquecimento ilícito. Esses sequer terão o trabalho de acessar a plataforma e, para eles, o controle externo deve se manter vigilante e rigoroso.

A transmissão do lançamento do programa será feita pelo canal do TCU no Yooutube. Mais detalhes no endereço: www.rededecontrole.gov.br