Cidadeverde.com

Vacinação reduz mortes de idosos por Covid no Piauí

Foto: Roberta Aline

Uma boa notícia para a ciência e para a humanidade. Embora em ritmo lento, a vacinação no Piauí já começa a apresentar os primeiros resultados. E eles são promissores. O levantamento feito pela Ufpi/Fiocruz revela uma queda acentuada no número de mortes por Covid entre as faixas etárias já imunizadas com as duas doses da vacina.

As maiores reduções no número de óbitos se dão entre os idosos, os primeiros a receberem a vacina. Os dados traçam um comparativo entre os meses de abril e maio deste ano. Na população com idade acima de 80 anos, o número de mortes caiu de 210 para 108, equivalente a 48%. A queda mais expressiva se deu na faixa etária compreendida entre 70 e 79 anos, na qual foram registrados 307 óbitos em abril e 115 no mês de maio, uma redução de 62%..

A imunização isolada não resolve, mas já melhora o quadro geral. Como os cientistas têm reforçado desde o início, só estaremos a salvo quando houver um cinturão de segurança com pelo menos 70% da população adulta vacinada. Quanto maior o percentual de imunização, mais tranquilo estaremos.

Até lá, deveremos continuar mantendo todos os cuidados sanitários, com o uso da máscara de proteção facial, o distanciamento social e a higienização das mãos.