Cidadeverde.com

Pesquisa inglesa mostra a importância da 2ª dose da vacina

A importância de completar o esquema de vacinação com a aplicação da segunda dose contra o Sars-CoV 2, responsável pela Covid-19, foi comprovada e detalhada em um artigo científico publicado na conceituada revista Nature Medicine a partir de uma pesquisa realizada no Reino Unido.

O estudo mostra que após 21 dias da aplicação da primeira dose a redução de novas infecções pelo coronavírus foi de 61 a 66%. Já quando os participantes da pesquisa haviam recebido a segunda dose, esse índice subia para 79 a 80%. O artigo diz que, no geral, percebe-se que a vacina contra Covid é efetiva na redução do número de infecções por SARS - CoV-2, com grandes benefícios alcançados após a segunda dose.

A divulgação dessa pesquisa é importante para alertar os brasileiros que tomaram a primeira dose e até agora, passado o intervalo determinado pelo fabricante da vacina, ainda não voltaram para receber a segunda dose, indispensável para se obter uma cobertura mais segura da imunização.

As vacinas, comprovadamente, são seguras e eficazes. Melhor ainda, são gratuitas. Aliadas às medidas de segurança como distanciamento social e uso de máscara, são as únicas saídas para vencermos à pandemia que está perto de causar meio milhão de mortes no Brasil.