Cidadeverde.com

Piauí vai receber 21.250 doses da Janssen

Uma notícia esperançosa para esta semana é a chegada de mais de 96 mil doses de vacina contra Covid ao Piauí. São 44.800 doses da Coronavac, 31.590 da Pfizer e 21.250 da Janssen. Os números foram confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde. As novas doses ajudarão a acelerar a vacinação no grupo de pessoas que se encontram na faixa etária dos 40 anos.

As 21.250 doses da Janssen são particularmente desejadas pela população por se tratar de uma vacina aplicada em dose única e com alta taxa de eficácia. Os estudos mostraram que a Janssen, fabricada pela empresa Johnson & Johnson, apresentou 66% de eficácia para prevenir casos moderados e graves; 85,4% contra casos graves; e 100% contra hospitalização e morte. A eficácia geral observada nos Estados Unidos foi de 72%.

A imunização da Janssen começa a mostrar resultados 14 dias após a aplicação. A outra informação positiva sobre a vacina é que ela também se mostrou eficaz para as variantes Delta e Beta, surgidas originalmente na Índia e África do Sul, respectivamente.

Mas como as doses da vacina ainda são limitadas, não dá para as pessoas selecionarem a vacina que querem tomar. A recomendação médica é tomar a vacina disponível nos postos de aplicação. Todas elas, em maior ou menor grau, imunizam e protegem a população.