Cidadeverde.com

Governador se reúne com Ministro da Saúde para tentar antecipar vacinação

Agora de manhã, uma reunião entre o Fórum Nacional de Governadores e o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, tratará sobre o cronograma da entrega de vacinas. A ideia é tentar antecipar, ao máximo, a distribuição de novas doses para garantir o Brasil como país de baixo risco Covid. Para isso, os governadores planejam que toda a população com idade acima de 16/18 anos possa receber pelo menos a primeira dose até outubro.

Além disso, a reunião servirá para discutir também a estratégia para vacinação de jovens com idade inferior a 18 anos que possuam algum tipo de comorbidade, a antecipação da segunda dose das vacinas AstraZeneca e Pfizer, bem como o uso da Sputnik V em cada Estado que comprou o imunizante.

Outro ponto de destaque deve ser o calendário e protocolo do retorno às aulas a partir de agosto. Os Estados e municípios já estão definindo as datas do reinício do ano letivo para tentar recuperar, pelo mens parcialmente, os prejuízos do aprendizado dos alunos durante o tempo em que estiveram longe das salas de aula.

Por fim, mas não menos importante, os governadores querem discutir as bases de uma rede nacional de tratamento pós-Covid a pacientes sequelados. O governador Wellington Dias, como coordenador da temática de vacina e enfrentamento à Covid no Fórum Nacional de Governadores, participará da agenda de forma presencial.