Cidadeverde.com

Anvisa autoriza estudos para duas novas vacinas contra Covid

 

A Anvisa autorizou hoje dois novos estudos clínicos com vacinas contra Covid no Brasil. A autorização foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira. A primeira é do Instituto de Biologia Médica, da Academia Chinesa de Ciências Médicas, que trabalha com vírus inativado. A segunda é da Astrazeneca/Oxford, que já dispõe de uma vacina em aplicação no mundo.

A grande novidade é que os dois estudos já trabalham com material genético das novas cepas que estão em circulação, o que traria imunidade às variantes que hoje preocupam as autoridades de saúde. Os estudos estão em fase avançada, mas ainda não há previsão de quando os imunizantes estarão à disposição da população.

Quase 8 mil voluntários brasileiros participarão dos testes clínicos. Além destas novas propostas de vacina, o Brasil está desenvolvendo um imunizante próprio, o Butanvac, do Instituto Butantan, que também já tem autorização da Anvisa para prosseguir seus testes no país.

A ciência está avançando a passos largos para o domínio sobre o controle do coronavírus. E o que se espera é que, em breve, a pandemia – e todo o sofrimento trazido por ela – sejam coisas do passado.