Cidadeverde.com

Variante Delta está lotando UTIs pediátricas nos EUA

 

Em entrevista ao Jornal Cidade Verde, ontem á noite, o médico intensivista brasileiro Luís Fernando Correia, radicado nos Estados Unidos, fez um alerta importante. A variante Delta está afetando as crianças de maneira desproporcional. E isso se dá não apenas por causa do maior poder de transmissibilidade da cepa, mas também porque as crianças saíram do isolamento e voltaram às escolas, que nem sempre respeitam todos os protocolos necessários.

O médico citou o caso dos Estados do Alabama e da Louisiana que já estão com os leitos de UTI pediátricos lotados. As crianças, lembra ele, acumulam uma carga viral muito grande no nariz e na boca.  E, embora muitas vezes não desenvolvam sintomas, são transmissoras importantes da doença. Essa conclusão foi publicada na JAMA – Journal of the American Association, respeitada revista científica.

Agora que as festas infantis, aulas e outras atividades voltaram com todo gás em Teresina, é bom voltar os olhos para o que está acontecendo nos Estados Unidos para que não ocorra o mesmo por aqui.