Cidadeverde.com

População estimada do Piauí é de 3.289.290 habitantes, segundo IBGE

A população do Piauí está estimada em 3.289.290 habitantes. É o nono Estado menos populoso do Brasil. Os dados foram divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. O Piauí está à frente do Distrito Federal, em termos de população. O Estado mais populoso é São Paulo. No contexto nacional, o Piauí representa 1,5% da população brasileira, estimada em 213.317.639 habitantes.

Os dados levantados pelo IBGE mostram ainda que apenas dez municípios piauienses concentram 44% de toda a população do Estado. Os dez mais populosos, por ordem, são: Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri, Floriano, Barras, Campo Maior, União, Altos e Esperantina. A capital piauiense tem 871.126 habitantes. É a 18ª capital mais populosa entre as capitais brasileiras. No Piauí, predominam as cidades com até 10 mil moradores.

Essas estimativas, no entanto, não contabilizam as mortes ocorridas durante a pandemia, o que pode gerar uma alteração no número final. Essa correção será feita no Censo que será realizado no próximo ano. A estimativa populacional é fundamental para a definição das políticas públicas e também é usada pelos Tribunais de Contas para calcular o Fundo de Participação dos Estados e Municípios. Até mesmo para a compra de vacinas, o governo precisa da população.