Cidadeverde.com

Lacen é denunciado por más condições de funcionamento

O Sindicato dos trabalhadores em saúde pública vai encaminhar ao Ministério Público do Trabalho uma denúncia contra o Laboratório Central, o Lacen, por causa das condições precárias de funcionamento do prédio. Eles relatam que há várias infiltrações e a presença de fungos no ambiente, o que pode, segundo o sindicato, até mesmo interferir no resultado dos testes realizados por lá.

O Lacen é responsável por muitos testes indispensáveis para a prevenção e diagnóstico de várias doenças, como o teste do pezinho, por exemplo. Mas sua importância ganhou mais destaque ainda agora, durante a pandemia, quando o laboratório passou a realizar os testes de Covid.

Justamente pelo papel relevante que desempenha, o prédio que abriga o Lacen deveria encontrar-se em boas condições físicas, mas não é isso o que as imagens mostram. O que se vê é um ambiente úmido, insalubre, com instalações que comprometem a segurança dos profissionais e do próprio material colhido para leitura de exames.

A Secretaria de Saúde do Estado diz que não teve condições de fazer uma reforma no prédio porque o Lacen não podia parar durante a pandemia, mas que irá enviar uma equipe ao local para fazer uma análise. Demorou muito, mas sempre é tempo de corrigir o que precisa ser feito. Ainda mais, quando se trata de saúde pública.