Cidadeverde.com

Os setores que mais cresceram no Piauí no 2º trimestre do ano

O Produto Interno Bruto do Piauí - a soma de todas as riquezas produzidas no Estado - ficou estável no segundo trimestre deste ano. De abril a junho de 2021, o PiB piauiense foi medido em -0,1%. Comparado com o mesmo período do ano passado, houve um crescimento de12,4%. O segundo trimestre de 2020 compreendeu o período em que praticamente todos os setores da economia tiveram que fechar as portas por causa da pandemia. Os dados são do IBGE.

Quando olhamos para o primeiro semestre deste ano, o PIB apresenta alta de 6,4%. A maior queda foi no setor de agropecuária (-2,8%), seguida pela indústria (-0,2%). Já o setor de serviços cresceu 0,7%.

Alguns setores da indústria até apresentaram crescimento, como as Indústrias Extrativas (5,3%) e de Construção (2,7%). Mas esse crescimento não foi suficiente para compensar as perdas na indústria de Transformação, que caiu 2,2%, e na atividade de Eletricidade e gás, água e esgoto, que caiu 0,9%.

No setor de serviços, a alta foi puxada pela Informação e Comunicação (5,6%). O comércio cresceu 0,5% e atividades imobiliárias, 0,4%.