Cidadeverde.com

Fogo avança em direção à Serra da Capivara

Foto: André Pessoa

Depois da região de Pedro II, no norte do Estado, o fogo atinge agora a zona rural do município de São Raimundo Nonato, a 530 km de Teresina. O tempo quente e seco, aliado a fortes ventos da estação, ajudaram a propagar rapidamente as chamas que já se aproximam da área urbana e estão a 8 km do Parque Nacional da Serra da Capivara, um Patrimônio Natural da Humanidade.

O fogo já atingiu um vilarejo criado pela arqueóloga Niède Guidon para abrigar os moradores da região que trabalham no Parque. Duas casas foram atingidas e as famílias tiveram que deixar o local. A preocupação também é grande com os animais nativos que habitam a área, como tatus e capivaras.

O mais preocupante é que a cidade não possui uma unidade d Corpo de Bombeiros. Moradores tentam apagar as chamas desesperadamente, usando baldes de água, uma luta inglória contra as labaredas que avançam com velocidade e fúria. Para tentar controlar o fogo foi disponibilizado um carro pipa, mas a mangueira estava furada e o desperdício de água, tão preciosa neste momento, era notável.

Hoje de manhã, equipes do Corpo de Bombeiros foram deslocadas até o local do incêndio para tentar impedir que o fogo chegue ao Parque. Um tesouro da humanidade que precisa ser protegido e que já merece contar com uma unidade fixa dos bombeiros.