Cidadeverde.com

Cerimonial é coisa séria

O livro Cerimonial e Protocolo – Manual de orientação protocolar para gestores municipais – vai ser lançado hoje pela cerimonialista Emília Nunes. O livro é indispensável para gestores públicos que se preocupam com a imagem da sua administração. Muito mais do que dicas de boas maneiras, como alguns costumam imaginar, o cerimonial público segue uma regra de condutas voltadas para a organização das solenidades, obedecendo hierarquia, precedência e códigos adotados nacionalmente, alguns até mesmo internacionalmente.

Emília Nunes é uma das mais respeitadas cerimonialistas do país. Ela faz parte da Academia Brasileira de Cerimonial e Protocolo, é membro do Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo, da Associação Brasileira dos Profissionais de Cerimonial e membro da Organización Internacional de Cerimonial y Protocolo. Possui larga experiência e já ministrou vários cursos na área.

De forma prática e didática, ela lista, ponto a ponto, as principais dúvidas dos gestores. Questões que vão desde a montagem da mesa em uma solenidade, ao hasteamento de bandeiras, protocolos de funeral, até questões mais modernas como o uso de celular e eventos on-line.

O livro foi escrito com o apoio da Associação de Prefeitos Municipais, que reconheceu a importância de esclarecer aos seus associados sobre como cuidar da imagem e do ritual que o cargo de gestor exige.