Cidadeverde.com

Piauí vai ganhar Museu das Letras em Amarante

As letras piauienses ganharão um lugar de destaque no Estado. O Museu das Letras em Amarante está praticamente pronto e deve ser inaugurado no dia 20 de dezembro deste ano, durante os festejos de São Gonçalo, padroeiro do município. O mais novo museu do Piauí funcionará na antiga Casa de Odilon Nunes e seguirá uma tendência mais moderna de interação com os visitantes.

No acervo, constará o quarto completo do escritor e historiador Odilon Nunes, objetos do poeta Da Costa e Silva e várias salas homenageando diversas manifestações da escrita piauiense. A Sala Azul será dedicada aos poetas. Haverá ainda salas exclusivas para o índio, com destaque para a obra Mandu Ladino, do acadêmico Anfrísio Castelo Branco; Sala dos Historiadores; Sala do Ciclo do Couro, sobre a labuta do vaqueiro; Sala do modo de falar piauiense; e uma outra destinada aos negros.

A Casa de Odilon Nunes, que agora passará a chamar-se Museu das Letras, encontra-se totalmente preservada. O espaço contará ainda com o Café com Letras e uma pequena lojinha com obras dos autores presentes nas diversas salas. Uma obra importantíssima para preservação da memória da nossa literatura.