Cidadeverde.com

Passaporte de vacina começa a valer hoje para servidores do Estado

Começa a vigorar a partir de hoje a exigência da apresentação do passaporte de vacina contra a Covid-19 para todos os servidores públicos estaduais. Quem não apresentar o comprovante de vacinação com as duas doses ou dose única não terá acesso ao local de trabalho e receberá falta no registro de ponto, com o consequente desconto no salário ao final do mês.

A primeira dose só será admitida como passaporte de entrada para servidores cuja idade ainda não permitem a segunda dose. Neste primeiro dia, quando o aplicativo ConecteSUS ainda apresenta instabilidade em função da invasão dos hackers na semana passada, o servidor poderá se apresentar com a carteirinha de vacinação em papel, entregue nos postos durante a imunização.

A medida extrema foi tomada em nome da saúde coletiva, no momento em que uma nova variante – a ômicron – muito mais transmissiva que as demais, está se espalhando pelo mundo, inclusive aqui no Brasil.   Muitos municípios já cancelaram suas festas de fim de ano por causa do aumento no número de casos e de hospitalizações. As medidas preventivas são sempre mais eficazes e seguras.