Cidadeverde.com

PI registra menor taxa de positividade Covid desde o início da pandemia

O Piauí registrou na penúltima semana epidemiológica do ano a menor taxa de positividade para Covid-19, medida pelo exame RT-PCR. A pesquisa foi feita com base nos exames realizados pelo LACEN-PI. O índice foi de 11,77%, o que corresponde a pouco mais de 11 casos positivos para cada cem testes realizados na semana passada.

Quando comparada com a semana anterior, a redução na taxa foi de 35,4%. Pesquisadores chamam a atenção para uma possível subnotificação, que poderia levar ao que eles chamam de “pandemia oculta” já que o índice de testagem no Estado sempre foi muito pequeno.

Os testes RT-PCR examinados  pelo LACEN basicamente se encontram no território Entre Rios, região que concentra a Grande Teresina. Ainda assim, como a pesquisa realizada anteriormente tem a mesma base de referência, de fato, houve uma redução. A Organização Mundial de Saúde considera que a pandemia está sob controle quando esta taxa de positividade é inferior a 5%.

Resta saber como vai ser o comportamento da pandemia ao final da primeira quinzena de janeiro, quando se contabilizarão os resultados das festas de fim de ano, especialmente no litoral do Estado.