Cidadeverde.com

Peritos Médicos do INSS vão parar na próxima segunda-feira

Os peritos médicos federais de todo o país vão paralisar as atividades na próxima segunda-feira, 31, em um Dia Nacional de Advertência. A decisão tomada em assembleia geral já foi comunicada ao Ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, em um ofício de caráter urgente. No documento, os peritos expressam a extrema insatisfação e revolta da categoria.

Os peritos apresentam 18 pontos de reivindicação, entre eles a recomposição salarial sofrida com a perda acumulada nos últimos anos, que corresponde à 19,99%. Pedem ainda a meta máxima de 12 atendimentos presenciais por dia, a promoção imediata de concurso público ( a defasagem atual corresponde a 3 mil servidores), o fim da teleperícia e a edição do decreto regulamentador da Carreira, já previsto em lei.

A Associação Nacional do Peritos Médicos Federais diz que há houve um encontro com o ministro Onyx Lorenzoni, que prometeu dar encaminhamento às negociações, mas nada foi feito até agora. Cansados de esperar, resolveram cruzar os braços. A princípio, apenas por um dia, podendo estender-se por mais tempo a depender da resposta do governo.

A população que está à espera de perícia médica para receber algum benefício deve se preparar para mais esta paralisação, ou quem sabe, até mesmo greve por tempo indeterminado no setor. O governo federal se manifestou para conceder aumento a apenas uma categoria de servidores-  os policiais – e agora vai ter que lidar com a justificada insatisfação das demais categorias profissionais.