Cidadeverde.com

HU vai suspender cirurgias eletivas por uma semana

O Hospital Universitário vai suspender todas as cirurgias eletivas (aquelas que não são consideradas urgência) durante uma semana, a partir da próxima segunda-feira,31. O motivo foi a grande quantidade de profissionais afastados por síndromes gripais. Nos últimos 20 dias, o HU recebeu 415 atestados médicos com pedido de afastamento. Isso corresponde a mais de 30% do corpo clínico do hospital, o que acaba inviabilizando seu pleno funcionamento.

As cirurgias que estavam previamente marcadas para a próxima semana serão reagendadas para os próximos 15 dias, se a situação do HU se normalizar nesse período. Todos os estudos e projeções mostram que, apesar do elevado número de casos de Covid registrados em janeiro, o pico da doença será no mês de fevereiro.

O HU vinha desenvolvendo um esforço justamente para zerar a fila de espera por uma cirurgia eletiva, provocada pelos dois primeiros anos de pandemia. No sábado passado, o hospital chegou a realizar um mutirão de cirurgias para correção de hérnia. Oito pacientes foram operados naquele dia e a perspectiva do hospital era realizar novos mutirões. Mas com o quadro de pessoal reduzido, os mutirões terão de ser adiados.