Cidadeverde.com

Apreensão de drogas até agora já é maior que em todo o ano passado

O crescimento da presença das drogas no Piauí tem chamado a atenção das instituições que combatem o tráfico. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, este ano, a apreensão de cocaína nas rodovias federais que cortam o Estado já é 130% maior que em todo o ano passado. E agora que nós chegamos à metade do ano. De janeiro a maio, a PRF apreendeu 441 quilos de cocaína, 770 quilos de maconha e mais de 3 mil comprimidos de anfetamina, além de 22 quilos de maconha.

Infelizmente, o Piauí se tornou um grande mercado consumidor e, também, rota de passagem do tráfico que tem origem nas regiões Norte e Centro Oeste, especialmente nas áreas de fronteira como Acre e Roraima, com destino ao Ceará e Rio Grande do Norte.

O Secretário de Segurança Pública do Estado, Coronel Rubens Pereira, explicou que as drogas são pano e fundo para a maioria dos crimes violentos que têm acontecido no Piauí. E eles se multiplicam a cada dia. Muitos assaltos são cometidos para pagar a dívida com o traficante. Este, por sua vez, na tentativa de aumentar o domínio do tráfico vai formando facções e eliminando os desafetos. Normalmente, de forma bastante cruel.

Combater eficazmente o tráfico de drogas é imprescindível para devolver um pouco de paz para o Piauí