Cidadeverde.com

20° Salipi começa hoje com homenagem ao professor Cineas Santos

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com 

Começa hoje em Teresina a maior festa literária do Estado. Com a saudade acumulada dos dois anos em que esteve suspenso por causa da pandemia, o Salão do Livro do Piauí volta agora em 2022, homenageando o professor, escritor e editor Cineas Santos, um dos idealizadores do Salipi, fundado há 20 anos.

Com o tema “Ler é descobrir o mundo com palavras”, o Salipi acontece de hoje até o dia 12 de junho no espaço Rosa dos Ventos na Universidade Federal do Piauí, com a presença de 70 expositores. A novidade este ano é o espaço Arena Cordel, onde diariamente haverá apresentações de cantadores, violeiros, debates, exposições e conversas sobre esse Patrimônio Cultural Brasileiro.

Além da feira de livros, a grande atração do Salão são as palestras com escritores renomados do Piauí, do Brasil e do mundo. Para este ano, estão confirmados os nomes de Ignácio de Loyola Brandão, Domício Proença Filho, Mia Couto, Rita von Hunty, Lucas de Nicola, entre outros.

Uma ação que traz um charme especial ao evento, e que já virou tradição, é a presença dos alunos da rede municipal de ensino. 10 mil crianças das escolas públicas de Teresina participam do Salipi. Elas recebem um cheque-livro no valor de R$ 20 cada e escolhem a obra que vão levar para casa, como forma de incentivo à leitura e formação de novos leitores.