Cidadeverde.com

Taxa de ocupação de leitos Covid em Teresina cai a 3%

O painel sobre a situação da Covid-19 em Teresina apresentado hoje pela Fundação Municipal de Saúde mostra um quadro relativamente tranquilo com relação à doença. Os dados coletados no período de 29 de maio a 4 de junho confirmam o aumento no número de casos da doença, mas sem que houvesse aumento respectivo em registros de mortes ou hospitalizações. A explicação mais provável é o percentual de imunização da população.

Um dos indicadores importantes levados em conta pelas autoridades de saúde é a taxa de positividade medida pelo teste RT-PCR, que está em 2%. O nível de transmissão da doença está classificado como verde, o que é um bom indicador. A média de novos casos por 100 mil habitantes dos últimos 7 dias é de 16. Já o percentual de ocupação de leitos por pacientes Covid é de apenas 3%.

O médico Marcelo Adriano ressalta, no entanto, que ainda não é momento para baixar a guarda e lembra a importância de completar o esquema vacinal com as doses de reforço. A circulação de pessoas entre diferentes cidades, estados e países e uma alta circulação do vírus podem favorecer o surgimento de novas variantes. Ele destaca ainda que a testagem está abaixo do recomendado. Por isso, o uso de máscaras segue recomendado para gestantes, idosos, portadores de doenças crônicas e imunossuprimidos de forma geral.

Na próxima sexta-feira, o COE municipal volta a se reunir para avaliar a suspensão da flexibilização das máscaras em ambientes fechados, como solicitou o prefeito Dr. Pessoa.