Cidadeverde.com

Taxa de positividade para Covid-19 volta a subir no Piauí

A taxa de positividade para Covid-19 pelo exame RT-PCR, realizado pelo LACEN-PI, aumentou de 1,68% para 4,57% na última semana epidemiológica. À primeira vista pode parecer um aumento relativamente baixo, mas os médicos chamam a atenção para a subnotificação de casos, devido à baixa testagem. Além disso, os resultados dos autotestes, comprados em farmácia, não costumam ser notificados para a Secretaria de Saúde.

O painel com os indicadores da pandemia, elaborado pelo Grupo de Pesquisa de Análise de Saúde da UFPI, chama a atenção para a tendência de crescimento do número de casos de Covid-19. O documento destaca que os números, por si só, não devem causar pânico, mas representam um sinal de alerta e indicam a necessidade do retorno de medidas de proteção individual, como o uso de máscaras em ambientes fechados, incluindo aí, instituições de ensino, transporte público e locais de grande circulação de pessoas.

Os pesquisadores lembram ainda que a ampliação da testagem (com a devida notificação) -  para o correto diagnóstico e orientação para o isolamento social correto - segue como uma das principais recomendações da OMS. E, claro, é extremamente importante completar o esquema vacinal. São justamente as vacinas que têm segurado a quantidade de mortes, mesmo diante da elevação do número de casos da doença.