Cidadeverde.com

TRE testa urnas eletrônicas que serão usadas em outubro

Foto: arquivo Cidadeverde.com

O Tribunal Regional Eleitoral concluiu esta semana o Simulado Nacional de Hardware, o primeiro teste em âmbito nacional com utilização do mais recente modelo de urnas eletrônicas. Ao todo foram testadas 509 urnas, com modelos que vão do ano de 2009 até 2020.

O objetivo deste simulado é garantir a segurança do processo eletrônico de votação. Os servidores buscam identificar falhas persistentes de hardware nas urnas eletrônicas, analisar causas e identificar soluções. Para isso, as urnas são preparadas com mídias de carga e de votação, de modo semelhante aos procedimentos realizados no dia da eleição.

Durante o treinamento, são realizadas votações simuladas, com impressão da zerézima, habilitação do eleitor, teste do leitor biométrico, votação simulada em que se utilizam todas as teclas das urnas e do terminal do mesário, até a impressão do boletim de urna e transmissão de resultados.

Com isso, o Tribunal Superior Eleitoral, em conjunto com os TREs, pretende trazer transparência ao processo eleitoral e garantir a lisura da votação.