Cidadeverde.com

Teresina registra novo pico de casos de Covid-19

       

Teresina registra mais uma vez um número elevado de casos de Covid-19 na semana epidemiológica compreendida entre 26 de junho a 2 de julho. Foram 2.357 casos confirmados da doença, que corresponde a 58% do número máximo registrado no pico da onda anterior da pandemia, no final do mês de fevereiro.

A escalada de novos acasos acabou acarretando um aumento, embora em menor escala, de internações e óbitos provocados pela Covid-19. As hospitalizações cresceram 41% em relação à semana anterior, enquanto a média móvel de mortes saltou de 1.7 para 2.7 mortes por semana.

O boletim epidemiológico prevê que os índices de ocupação de leitos, assim como o de mortes, possam subir ainda mais nas próximas semanas, considerando o tempo contabilizado para o agravamento e morte após a confirmação dos casos, bem como do caráter cumulativo das hospitalizações decorrentes da permanência prolongada no hospital, especialmente em UTIs.

A taxa de positividade, ainda na 26ª semana epidemiológica, aumentou de 13 para 22%. A Organização Mundial de Saúde considera que a pandemia da Covid-19 está sob controlo em uma região quando menos de 5% dos testes apresentam resultado positivo.

Diante desse quadro, a Fundação Municipal de Saúde já estuda aumentar a capacidade de testagem, com a possibilidade de reabrir os centros de testagem, e reorganizar a oferta de leitos na rede pública.

Leia boletim aqui