Cidadeverde.com

Fogo destrói vegetação nativa em Landri Sales

Um grande incêndio se alastrou ontem nas proximidades do Povoado Água Branca e assentamento Riacho da Prata, na zona rural do município de Landri Sales. A área de vegetação nativa atingida pelo fogo corresponde a aproximadamente 380 hectares.

O Corpo de Bombeiros chegou para conter as chamas e conseguiu controlar o incêndio, mas segue monitorando para o caso de uma nova intervenção. O capitão William Borgea, do Corpo de Bombeiros, faz um alerta para que as comunidades evitem atear fogo na vegetação, por causa dos riscos e danos ao meio ambiente e à saúde da população.

Nesta época do ano, o tempo quente e seco favorece o surgimento de incêndios a partir das queimadas, prática ainda bastante utilizada nas lavouras de agricultura familiar. Além disso, o vento forte do mês de julho espalha rapidamente as chamas, dificultando o trabalho dos bombeiros. A umidade do ar fica tão baixa que até mesmo uma bituca de cigarro jogada no mato pode dar início a um fogo de grandes proporções, matando animais e plantas e prejudicando a qualidade do ar.