Cidadeverde.com

COE pede reabertura de leitos exclusivos para Covid-19

O Comitê de Operações Emergenciais do Estado se reuniu ontem com os gestores da educação do Estado, com a governadora Regina Sousa e com o secretário de saúde, Neris Júnior, para recomendar a necessidade do cumprimento de medidas sanitárias de combate à Covid-19, a fim de garantir segurança nas aulas presenciais.

A Nota Técnica apresentada pelo COE também reforçou a importância de as escolas e universidades notificarem os casos positivos para a Vigilância Sanitária, de forma a permitir maior controle da pandemia.

Embora Teresina tenha apresentado uma redução de 15% nos casos registrados na última semana epidemiológica, como noticiado ontem neste espaço, quando se toma o Estado como base, a taxa de positividade aumentou, alcançando 32,97%. Este percentual é considerado alto e revela maior risco de infecção.

Ainda com relação ao Estado do Piauí, a taxa de ocupação de leitos hospitalares segue em alta. De acordo com o COE, existe hoje a necessidade de reabertura de leitos exclusivos para atender os pacientes com quadros mais graves da doença.

Outro destaque foi com relação à importância do esquema completo de vacinação para proteger os pacientes das formas mais graves da doença. Entre os mortos pela Covid-19 na última semana epidemiológica, 44% dos pacientes tinham tomado apenas uma dose de reforço.