Cidadeverde.com

A nova emergência de saúde global

Antes mesmo do fim da pandemia da Covid-19, o mundo volta a se preocupar com uma ameaça de saúde pública. Neste final de semana, a OMS declarou emergência de saúde global por causa da varíola dos macacos, ou monkeypox na sua denominação original.

É uma doença contagiosa que manifesta-se por meio de bolhas espalhadas pelo corpo, que duram normalmente 3 semanas desde o seu surgimento até que comecem a secar. Segundo a Organização Mundial de Saúde já foram registrados mais de 16 mil casos em 75 países.

O Brasil tem cerca de 700 casos até agora. Logo após o anúncio da OMS, o Ministério da Saúde apressou-se em informar que já está tratando da possível aquisição de vacinas. Por enquanto, apenas quatro laboratórios no Brasil são capazes de realizar os testes para o diagnóstico da doença.

No entanto, não há motivo para preocupação. A capacidade de propagação da varíola dos macacos não é tão intensa quanto a da Covid-19. O importante, neste momento, é procurar o atendimento médico se, logo após aos sintomas de uma virose ( com dor e febre), surgirem pequenas bolhas pelo corpo.

A decisão da OMS foi para que os países estabeleçam programas de notificação e acompanhamento dos casos da varíola dos macacos.