Cidadeverde.com

Semana decisiva para o calendário eleitoral

Termina hoje o prazo para que partidos, federações partidárias e coligações façam o registro das candidaturas que vão disputar as eleições de outubro. O horário para o registro virtual terminou às 8h, já quem optou por fazer o registro presencial tem até as 19h desta segunda-feira. Com o registro, os candidatos ganham CNPJ próprio para a campanha, que será usado para arrecadação de recursos e o pagamento de despesas.

A partir de amanhã, 16, os candidatos estão liberados para fazerem propaganda política, comícios, distribuição de santinhos e propaganda na internet, pedindo voto e divulgando os seus números. Até então, na condição de pré-candidatos, eles podiam se apresentar ao público, mas sem pedir voto explicitamente.

A campanha eleitoral vai até o dia 1° de outubro, véspera do primeiro turno. Já a o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão começa no dia 26 de agosto e vai até o dia 29 de setembro. Caso haja segundo turno, a propaganda eleitoral no rádio e na televisão irá ao ar de 7 a 28 de outubro.

Amanhã, também, é o dia da posse do novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ministro Alexandre de Moraes, e do vice-presidente, Ministro Ricardo Lewandowski. Uma semana, portanto, movimentada para o processo eleitoral de 2022.