Cidadeverde.com

Moradores prometem protestos até a construção da passarela na BR 316

Moradores da zona sul de Teresina voltaram a bloquear a BR 316, ontem, no final da tarde, pelo segundo dia consecutivo, provocando um congestionamento de aproximadamente 4km. A BR, na saída sul da capital, tem um fluxo intenso de veículos e uma grande movimentação de carros pesados, como caminhões e ônibus.

Os protestos realizados, com a formação de barricadas e pneus queimados, é um protesto contra a morte de um pedestre, atropelado ao tentar atravessar a avenida. Os moradores reivindicam uma passagem de pedestres na área para que eles possam passar de um lado a outro da BR com segurança.

O problema é que a BR 316 passa em meio a um trecho urbano densamente povoado. E o trânsito violento tem deixado sequelas em quem mora nas imediações, onde há a concentração de muitos conjuntos habitacionais.

Em outro trecho da mesma BR já existe uma passarela de pedestres como a que está sendo reivindicada agora. Mas os moradores enfrentam um outro obstáculo, que é a falta de segurança para quem se dispõe a usá-la. Os assaltos por lá são constantes. É preciso garantir segurança no acesso aos pedestres que desejam atravessa a pista, e não apenas segurança no trânsito, mas também contra a violência urbana que impera nessas áreas.

A pista da BR 316 só foi totalmente liberada próximo às 20h, segundo informou a Polícia Rodoviária Federal.