Cidadeverde.com

Falta de manutenção nas árvores causa 23% das ocorrências de energia elétrica

O avanço da vegetação sobre a rede elétrica é um dos grandes responsáveis pelos problemas no fornecimento regular de energia. Os dados fornecidos pelo Centro de Operações Integradas da Equatorial Piauí revelam que, no ano passado, cerca de 35% das ocorrências registradas foram provocadas pelo contato das árvores com a fiação elétrica. Agora em 2022, os dados contabilizados até o início do mês de agosto já revelam um índice de 23%.

Para evitar que falte energia justamente no período mais quente do ano, quando aumento o consumo por causa do uso frequente de ventiladores e aparelhos de ar-- condicionado, a Equatorial lançou uma campanha sobre a importância da poda regular das árvores. O tema da campanha é: “Cultive Segurança – Árvores longe da rede elétrica: um cuidado de todos”.

A empresa lembra que a Prefeitura é responsável pela poda preventiva das árvores localizadas  em locais públicos, como praças e parques. Já aquelas que se encontram em casas ou terrenos privados devem ser mantidas pelos proprietários dos imóveis. E, nesse caso, o ideal é chamar um especialista para fazer o trabalho de forma correta e segura.

Existe ainda a possibilidade de chamar a própria Equatorial para realizar a poda nos casos em que a vegetação esteja em contato ou muito perto da rede elétrica. Nessa situação, o funcionário da empresa sabe como evitar acidentes com a população e, também, danos elétricos que podem comprometer o fornecimento de energia da regiã