Cidadeverde.com

Professores da rede municipal de Teresina voltam hoje ao trabalho

Professores da rede municipal de ensino anunciaram o fim da greve da categoria, iniciada ainda no início do ano. A decisão foi tomada após a decisão do Tribunal de Contas do Estado sobre uma consulta feita pelas prefeituras de Nazária e Pavussu, acerca da obrigatoriedade do pagamento do valor do piso do magistério. O TCE decidiu por 5 votos a 1 que os municípios são obrigados a pagar o piso, no valor de R$ 3.845

A decisão do TCE-PI não obriga os municípios a concederem o reajuste de 33,24% para os professores. Por esse entendimento, os municípios que já pagam o piso ou um valor acima dele não estariam obrigados a conceder o reajuste.

O Sindiserm – Sindicato dos Servidores Municipais- entendeu que a decisão do TCE é favorável a um entendimento entre a Secretaria Municipal de Educação e a categoria e que, portanto, os professores se apresentariam ainda hoje para voltar ao trabalho. Já a reposição das aulas depende ainda de um acerto com a Secretaria para saber como será feita. Ainda segundo o sindicato, no dia 30 deste mês deve haver uma nova assembleia para avaliar o encaminhamento da volta às aulas.