Cidadeverde.com

Um terço dos piauienses passa fome, diz estudo

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

O Piauí é o segundo Estado do Brasil com maior percentual da população em situação de fome, ficando atrás apenas do Estado de Alagoas. 34,3% dos piauienses sofrem com insegurança alimentar, eufemismo cunhado para casos em que a pessoa não dispõe de alimentos suficientes para atender às suas necessidades.

Os dados são do Segundo Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19. A média nacional da população faminta alcançou15,5%. No ano de 2018, esse índice era de 5,8%.

O estudo mostra ainda a desigualdade regional persistente entre diferentes partes do Brasil. As regiões Norte e Nordeste são as mais castigadas pela fome. Enquanto Alagoas, o pior estado no ranking, apresenta 36,7% da sua população sem saber o que vai comer na próxima refeição, na outra ponta do país, em Santa Catarina, esse percentual é de 4,6%.

A pesquisa foi feita em 12.745 domicílios, localizados em áreas urbanas e rurais de 577 municípios dos 26 Estados brasileiros, mais o Distrito Federal. O retrato de uma vergonha nacional em um país que se orgulha de exportar alimentos para o mundo inteiro, mas não é capaz de alimentar seus próprios filhos.