Cidadeverde.com

A pandemia, finalmente, está sob controle no Piauí

Depois de dois anos e meio de pandemia, o Piauí finalmente pode dizer, pela primeira vez, que a pandemia está sob controle, segundo critérios estabelecidos pelo Centro de Controle de Doenças Norte-Americano. A taxa de positividade para Covid-19 medida pelo exame RT-PCR no Estado ficou em 3,09%, abaixo dos 5% apontados pelo CDC como referência para que a pandemia esteja sob controle.

Foi um longo percurso até chegarmos a esse patamar, em que as lojas e eventos podem funcionar normalmente. Desde o início da pandemia, em março de 2020, o Piauí perdeu 7.952 vidas. Mais de 400 mil pessoas se contaminaram com o coronavírus, muita gente perdeu o emprego, alguns negócios fecharam, o aprendizado dos alunos foi comprometido, sonhos foram adiados.

Graças à ciência, desenvolvemos uma vacina comprovadamente eficaz em tempo recorde. Foi ela - a vacina -  que permitiu que chegássemos até aqui, quando tantos que não tiveram, ou não aproveitaram, a oportunidade de se imunizar ficaram pelo caminho. Mas a batalha final ainda não foi vencida e a imunização precisa continuar.

No Piauí, a primeira dose foi aplicada em 94,71% da população. 88,31% dos piauienses tomaram as duas doses da vacina. O percentual dos que receberam a terceira dose já cai para 58,68%, enquanto apenas 24,35%, menos de um quarto da população, tomaram a segunda dose de reforço. A estes, é bom lembrar que o vírus não acabou e que continua circulando, à espera de uma brecha para voltar a atacar.