Cidadeverde.com

O que diz o calendário eleitoral na última semana antes da votação

Entramos na última e decisiva semana antes da eleição do dia 2 de outubro, que ocorrerá no próximo domingo. Nestes dias que antecedem o pleito eleitoral, é bom ficar atento a algumas datas importantes que definem a permissão ou vedação de condutas aos partidos e candidatos.

Hoje é o último dia para registro junto ao TRE-PI das pesquisas de opinião pública realizadas em data anterior ao dia das eleições, para conhecimento da população em geral. A partir de amanhã, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, ou por sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou por desrespeito a salvo conduto.

Já na quinta-feira, 29, será veiculada a última propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão antes do primeiro turno. Esse também será o último dia para propaganda política mediante reuniões públicas ou promoção de comícios e utilização de aparelhagem de som fixa, no horário compreendido entre as 8h e as 24h, com exceção do comício de encerramento da campanha. A data marca ainda o último dia para realização de debates no rádio e na televisão.

A sete dias do encontro com as urnas, a guerra de nervos, bem como a batalha de números de pesquisas – críveis ou não – estarão testando a reação de eleitores e candidatos nesta reta final da eleição, cujo resultado será conhecido ainda na noite de domingo, graças à eficácia da votação eletrônica. A TV Cidade Verde estará acompanhando, ao vivo, todo o processo de finalização e apuração dos votos a partir das 16h30, com participação de repórteres de vários pontos da capital e do interior do Estado, além da análise política feita por uma equipe de jornalistas no estúdio. A emissora segue uma tradição da mais completa cobertura das eleições no Estado, reforçando o compromisso com a democracia e a boa imagem do Piauí.