Cidadeverde.com

Número de empresas endividadas é recorde no Brasil

O mês de setembro atingiu um recorde negativo para a economia brasileira. Um terço das empresas no país estão endividadas, segundo levantamento da Serasa Experience. Em números absolutos, são 6,3 milhões de empresas com dívidas atrasadas, que somam um total de R$ 105,2 bilhões.

O setor de serviços é o mais endividado, com 53,3% dos estabelecimentos em débito. Na sequência, vem o comércio, com 37,7%, seguido pela indústria, com 7,8%. Nesse cenário, as pequenas empresas são as mais atingidas. 5,6 milhões das empresas endividadas são micro ou pequenas.

Este é o maior índice de endividamento desde o início da série histórica que começou em 2016, o que mostra o tamanho do desafio que o futuro governo terá de enfrentar. São as empresas que geram empregos e fazem a economia girar. Se elas se perdem em dívidas, perdem a capacidade de expansão. A reforma tributária precisa sair do papel ou a situação pode se agravar ainda mais, especialmente em um momento de recessão econômica global pós-pandemia, agravada pela guerra entre Rússia e Ucrânia.