Cidadeverde.com

Ministério da Saúde volta a recomendar o uso de máscaras

Foto: arquivo Cidadeverde.com

Um estudo publicado na semana passada na Revista Nature Medicine, com 5 milhões de norteamericanos, mostrou que a reinfecção com Covid-19 agrava os riscos para a saúde. As pesquisas mostraram que a reinfecção duplica o perigo de morte para o paciente e triplica a possibilidade de hospitalização. Outro efeito apontado foi o aumento de efeitos adversos a cada nova contaminação.

No Brasil, e também no Piauí, o número de casos da doença aumentou consideravelmente na última semana, em consequência da subvariante BQ.1. No país como um todo, a média movél de casos nos últimos 7 dias cresceu 120% com relação à semana anterior. Já a média móvel de mortes aumentou 28%.

Diante desse quadro, a Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde recomendou que os brasileiros voltem a usar as máscaras de proteção facial. A recomendação é ainda mais contundente para idosos, imunossuprimidos, gestantes e pessoas com comorbidade.

Os médicos reforçam a necessidade de completar o calendário de vacinação para evitar o surgimento de novas variantes do Coronoavírus.