Cidadeverde.com

Estado suspende cirurgias eletivas ambulatoriais por 23 dias

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com 

As cirurgias eletivas ambulatoriais no Piauí estão suspensas no período compreendido entre 19 de dezembro deste ano a 10 de janeiro do próximo ano. A decisão da Secretaria de Saúde do Estado foi comunicada hoje por meio de ofício circular a todos os diretores de hospitais regionais, estaduais e da capital.

O documento determina ainda a realização imediata da cirurgia em pacientes internados e na fila da regulação hospitalar nos estabelecimentos assistenciais de saúde. A Secretaria de Saúde comunicou também que alguns plantões de anestesiologistas serão suspensos.

A decisão abre exceção apenas para o ambulatório de alto risco da Maternidade Dona Evangelina Rosa, cirurgias da regulação e demais procedimentos de urgência e emergência, oncológicos, procedimentos cardíacos e neurocirúrgicos. A Secretaria alega estar fazendo um contigenciamento, prevendo o aumento de procedimentos cirúrgicos de fim de ano, provocados pelas festas de fim de ano.

Entre os motivos alegados para a suspensão está  a dificuldade para aquisição de insumos no fim do exercício financeiro, bem como para a produção de alguns insumos por parte da indústria.