Em Teresina, 81% das famílias inscritas no Cadastro Único realizaram a atualização nos últimos 24 meses. Ao todo, a capital piauiense possui 175.722 famílias inscritas e, destas, 142.163 estão com os dados atualizados.
Durante a solenidade de posse no Ministério do Desenvolvimento Social, realizada ontem à tarde em Brasília, o Ministro Wellington Dias disse que irá fazer uma revisão geral no cadastro para evitar que o benefício do Bolsa Família seja pago a quem não se enquadra no programa. Em outra frente, anunciou que o Ministério irá trabalhar de forma integrada com prefeituras e governos estaduais para fazer uma busca ativa, a fim de localizar quem deveria estar recebendo o benefício, mas se encontra fora do programa.
Em 2020, um cruzamento de dados mostrou que cerca de 500 candidatos que disputaram as eleições recebiam o auxílio do governo federal. Essas pessoas tiram a oportunidade de outras que realmente precisam desse dinheiro para comprar comida.
A Secretaria Municipal de Assistência Social orienta as famílias teresinenses que ainda não atualizaram o cadastro que, caso esse procedimento não seja feito até o dia 10 de fevereiro, o benefício será bloqueado. Se a atualização não for feita até o dia 14 de abril haverá o cancelamento do benefício.