Além da atualização do Cadastro Único, uma das primeiras medidas a serem adotadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social é trazer de volta para a economia as pessoas que se endividaram com o Empréstimo Consignado oferecido pelo Auxílio Brasil no ano passado. Segundo o Ministério, cerca de 3,5 milhões de pessoas se encontram nessa situação, com dívidas contraídas que somam um total de 9,5 bilhões.
Ontem, o ministro Wellington Dias anunciou o projeto Desenrola Brasil voltado para procurar uma saída para os brasileiros que se encontram inadimplentes. Wellington disse que “ O programa foi usado no período de eleição, com objetivos claramente eleitorais.” Para ele, a questão não se trata apenas de resolver a grave situação da inadimplência, mas permitir o acesso dessas pessoas às engrenagens da economia nacional.
O Desenrola Brasil ainda está em fase de planejamento, mas já se sabe que deve envolver vários ministérios para buscar a melhor solução para o problema. A ideia é trazer essas pessoas de volta para o consumo, a fim de movimentar a economia nacional