Hoje, 6 de janeiro, é comemorado o dia de Reis, em alusão aos três Reis Magos – Baltasar, Gaspar e Melchior – que seguiram a estrela para visitar o menino Jesus na gruta de Belém, levando ouro, incenso e mirra. A Igreja Católica celebra nesta data a Solenidade da Epifania do Senhor, a manifestação de Deus menino que vem ao mundo para salvar a humanidade.
A festa de Reis acontece exatamente 12 dias após o Natal, marcando o encerramento das festividades natalinas. Por isso, hoje também é o dia em que, tradicionalmente, são desmontadas as decorações como árvores, guirlandas e presépios.
Já a festa popular dos Reis foi trazida ao Brasil pelos portugueses, durante a colonização. Neste dia, grupos de reisados dançam e se apresentam nas ruas em uma bonita manifestação cultural. No Piauí, os grupos de reisado tornaram-se Patrimônio Cultural Imaterial. É uma tradição antiga e festiva que, infelizmente, está perdendo espaço nos últimos anos.
Mas a Secretaria de Cultura do Estado trabalha para resgatar esses grupos e promove hoje, às 18h, na Praça Pedro II, uma apresentação com os grupos O Reisado da Esperança, as Encantadeiras e o Coral da SEad. Um espetáculo bonito que merece ser visto e prestigiado.