Cidadeverde.com

Começa no próximo domingo o período de defeso do caranguejo no Piauí

Começa no próximo domingo, 22, o período de defeso do caranguejo-uçá no Piauí, quando ficam expressamente proibidos a captura, o transporte, o beneficiamento e a comercialização do crustáceo, a fim de preservar o período de reprodução dos animais. Nessa época, os caranguejos saem da toca e andam pelos mangues para acasalamento e liberação dos ovos.

O defeso se dará em três etapas no Estado. A primeira vai do dia 22 a 27 de janeiro; a segunda, compreende o período de 21 a 26 de fevereiro; e, por fim, a terceira e última etapa, estabelecida de 22 a 27 de março. As datas são definidas de acordo com a influência da lua nova.

Em caso de desrespeito à proibição, os fiscais da Secretaria Estadual do Meio Ambiente estão autorizados a apreender o produto. Se os caranguejos ainda estiverem vivos, deverão ser devolvidos à natureza.

O Delta do Parnaíba, único em mar aberto das Américas, é rico em áreas de manguezais, onde há uma grande população de caranguejos, que funcionam como fonte de renda para muitas famílias. O defeso é justamente para respeitar o período de reprodução da espécie e garantir a sua sobrevivência, assegurando, assim, o trabalho dos catadores de caranguejo.