Cidadeverde.com

Beneficiários do Bolsa Família podem ter sido prejudicados por falha no CadUnico

O Ministério do Desenvolvimento Social está investigando uma falha no sistema de operações do Cadastro Único, ocorrida em agosto do ano passado, que pode ter causado prejuízo aos beneficiários de programas sociais, como o Bolsa Família. O problema teria sido provocado por uma interrupção no fornecimento de energia elétrica.

A falha foi identificada na plataforma tecnológica que integra informações essenciais à execução dos programas sociais cujo acesso se dá pelo Cadastro Único. O sistema concentra as informações encaminhadas pela Caixa Econômica Federal, Dataprev e Serviço Federal de Processamento de Dados – Serpro. Quando a integração dessas informações não funciona, os filtros que verificam os critérios de elegibilidade das mais de 40 milhões de famílias inscritas no CadUnico ficam prejudicados. O fato está sendo investigado pela Controladoria Geral da União e Advocacia Geral da União.

O ministro Wellington Dias disse que “há indício de que inscritos que atendem aos critérios ficaram de fora. Ao mesmo tempo, pode haver quem tenha recebido os recursos sem atender  a esses mesmos critérios”. Mas as informações não foram perdidas e os dados estão sendo recuperados, só que com uma demora acentuada.