Cidadeverde.com

INSS quer diminuir fila de espera por perícia, mas faltam profissionais para o serviço

O INSS planeja realizar, a partir do próximo mês, um mutirão para reduzir o tempo de espera por uma perícia médica para pagamento de benefícios, como auxílio acidente, auxílio por incapacidade temporária, benefício de prestação continuada, aposentadoria da pessoa com deficiência ou aposentadoria especial.

O mutirão deve começar pelo Nordeste, região onde o tempo de espera por uma perícia médica pode levar de três a seis meses. A meta do Ministério da Previdência é reduzir esse tempo para 45 dias. Atualmente, a fila de espera por uma perícia no INSS chega a 562 mil pessoas.

De acordo com o Ministro Carlos Lupi, “ a ideia é reunir dezenas de peritos e concentrar os trabalhos por uma semana em diferentes áreas do país para acelerar a análise dos pedidos, com maior atenção no interior dos Estados”.

Mas a redução da fila não será tão fácil como pretende o ministro. Em todo o Brasil há carência de profissionais peritos. No Piauí, segundo a associação da categoria, seria necessário pelo menos o dobro de profissionais para atender a demanda do Estado. Hoje, existem pouco mais de 40 médicos peritos para atender os 224 municípios piauienses.

Só para se ter uma ideia, na agência do INSS da zona leste, as perícias solicitadas agora estão sendo marcadas para o mês de julho. Além da deficiência de pessoal, há ainda a carência de recursos técnicos. No início do mês, a agência ficou sem funcionar uma semana inteira por falta de internet.