O Hospital Universitário do Piauí vai realizar nesta sexta e sábado (4 e 5/03) o primeiro Mutirão de Cirurgia de Marcapasso do Estado. Os pacientes contemplados com a cirurgia são os classificados pelo estado de gravidade, com urgência na implantação da órtese, mas que estavam aguardando a vez na fila do SUS.
Para agilizar o trabalho serão acionadas 4 equipes de cirurgiões cardíacos do HU-UFPI, que irão se revezar em dois centros cirúrgicos. Ao todo, serão realizadas 13 cirurgias nos dois dias, sendo sete procedimentos na sexta-feira; e seis, no sábado.
Para realizar esse mutirão, o HU fechou uma parceria com a Secretaria de Saúde do Estado, com cooperação da Fundação Municipal de Saúde. O diretor do HU, cardiologista Paulo Márcio, diz que o Estado contratou 200 cirurgias de marcapasso. “Nesse primeiro momento, com o mutirão, vamos realizar 13 cirurgias em pacientes de urgência. E mais 58 procedimentos, nos próximos dias, para zerar a fila de necessidade de marcapasso no Estado, que se relaciona a uma doença que é letal para o indivíduo”, explica o diretor.